domingo, 20 de março de 2011

2011_2ª_LISTA

1. (G1 - cftce 2008) Em relação ao mundo político no final do século XX e à nova ordem mundial, é incorreta a afirmativa:
a) A guerra fria foi deflagrada com a proclamação da Doutrina Truman.
b) Os conflitos nacionais de pós-Guerra-fria e as desigualdades entre Norte e Sul revelaram os elementos de uma verdadeira "desordem mundial".
c) A economia global é policêntrica.
d) O novo espaço estratégico europeu revela o contraste entre a solidez das instituições do bloco ocidental e a volatilidade das estruturas econômicas e políticas da região balcânica e da Comunidade de Estados Independentes (CEI).
e) Atualmente, não existem atritos geopolíticos e comercias entre os Estados Unidos e as potências europeias e asiáticas.

2. (Ufal 2006) Desde o final da década de 1980 se utiliza uma nova expressão: "Nova ordem mundial" na tentativa de esclarecer mudanças que estão ocorrendo no mundo. Observe a charge e analise o teor dessas mudanças.

a) A divisão bipolar da Guerra Fria foi substituída por uma nova lógica que é eminentemente econômica; assim, o mundo passou a ser dividido em dois conjuntos de países: os desenvolvidos, liderados pelo G7, concentrados sobretudo no hemisfério Norte e a periferia, formada por países subdesenvolvidos, localizada, principalmente, no hemisfério Sul.

b) A multipolaridade que revelava ao mundo três grandes núcleos de decisão foi substituída pelo unipolaridade: Japão e União Europeia, em crise econômica desde os anos de 1990, perderam força e poder econômico e geopolítico, enquanto os Estados Unidos, com crescimento econômico acelerado tornou-se líder absoluto, assumindo mais de 50% do comércio mundial.
c) Na nova ordem surgiram blocos econômicos, que a exemplo do antigo Mercado Comum Europeu, reúnem países para desenvolver atividades econômicas e financeiras em conjunto. O Nafta, na América do Norte e a Apec, na Ásia, reúnem países desenvolvidos que passaram a apresentar intensa atividade que permite a livre circulação de mercadorias, capitais e pessoas entre as fronteiras do bloco.
d) Dentre os países do Sul, alguns deles começaram a assumir posições de destaque, seja pelo parque industrial, seja pelo volume de exportações; esse grupo passou a ser chamado de emergente. China, Índia, África do Sul e Brasil, embora com níveis de crescimento diferentes, estão nesse grupo.
e) A nova ordem não foi capaz de alterar as relações econômicas existentes durante a Guerra Fria. Ainda persistem relações de troca desiguais entre os novos conjuntos Norte e Sul, pois os países mais pobres da periferia continuam exportando matérias-primas de baixo valor para os países ricos do Norte.

3. (Pucmg 2008) O quadrinho a seguir foi publicado na Revista "Newsweek", em 1991. A atitude de desespero demonstrada pelo cartógrafo refletia o contexto mundial dos anos 80 e 90, que levou a uma série de alterações na configuração das fronteiras políticas.

Assinale a afirmativa que caracteriza de forma especial essa realidade.
a) Redução do poder hegemônico dos Estados Unidos da América e a ascensão econômica de novas potências como o Japão, a Alemanha e a China.
b) Grandes transformações geopolíticas decorrentes da dissolução do bloco socialista e da reconfiguração das fronteiras nacionais, sobretudo na Europa.
c) Criação dos blocos econômicos supranacionais como a União Europeia, o NAFTA e o Mercosul.
d) Conflitos raciais ocorridos em alguns países do mundo desenvolvido, nos quais se observa um elevado fluxo migratório de populações originárias do Terceiro Mundo.

4. (Ufmg 2010) A mídia tem veiculado reflexões, de muitos especialistas, acerca da recente crise econômica mundial, nas quais abordam origens e conseqüências dela, bem como estratégias que vêm sendo adotadas para enfrentar a situação instalada.

Considerando-se tais reflexões, é INCORRETO afirmar que
a) a América Latina procura criar um ambiente econômico protegido da crise, ao substituir tanto os acordos bilaterais por um bloco regional único quanto as divergências entre governantes por ações conjuntas que visam à retomada da expansão do PIB.
b) a desvalorização do dólar enfraquece as reservas internas de capital estrangeiro de economias que, a exemplo da China, na última década, conseguiram elevados índices de expansão do seu PIB.
c) a reestruturação da economia mundial pressupõe um redimensionamento do papel do Estado, no sentido de afastá-lo dos limites de ação impostos pelo neoliberalismo e de ele exercer controle efetivo sobre os sistemas financeiros e o mercado.
d) o consumismo extremo, em particular nos EUA, alimentou a expansão recente de economias como as do Leste Asiático, mas é ambientalmente insustentável se praticado por um número maior de populações ou se projetado no longo prazo.

5. (Enem 2009) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.

Essa divisão europeia ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.

6. (Enem 2009) Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências.

KOPP, D. Guerra Fria sobre o Ártico. Le monde diplomatique Brasil. Setembro, n. 2, 2007 (adaptado).

No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios – diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco – torna-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por
a) situar-se em uma zona geopolítica mais estável que o Oriente Médio.
b) possibilitar o povoamento de uma região pouco habitada, além de promover seu desenvolvimento econômico.
c) garantir, aos países em desenvolvimento, acesso a matérias-primas e energia, necessárias ao crescimento econômico.
d) contribuir para a redução da poluição em áreas ambientalmente já degradadas devido ao grande volume da produção industrial, como ocorreu na Europa.
e) promover a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial, dominada, majoritariamente, pelas fontes renováveis, de maior custo.

7. (Enem cancelado 2009) Por volta de 1880, com o progresso de uma economia primária e de exportação, consolidou-se em quase toda a América Latina um novo pacto colonial que substituiu aquele imposto por Espanha e Portugal. No mesmo momento em que se afirmou o novo pacto colonial começou a se modificar em sentido favorável à metrópole. A crescente complexidade das atividades ligadas aos transportes e às trocas comerciais multiplicou a presença dessas economias metropolitanas em toda a área da América Latina: as ferrovias, as instalações frigoríficas, os silos e as usinas, em proporções diversas conforme a região, tornaram-se ilhas econômicas estrangeiras em zonas periféricas.

DONGHI, T. H. História da América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005 (adaptado).

De acordo com o texto, o pacto colonial imposto por Espanha e Portugal a quase toda a América Latina foi substituído em função
a) das ilhas de desenvolvimento instaladas nas periferias das grandes cidades.
b) da restauração, por volta de 1880, do pacto colonial entre a América Latina e as antigas metrópoles.
c) do domínio, em novos termos, do capital estrangeiro sobre a economia periférica, a América Latina.
d) das ferrovias, frigoríficos, silos e usinas instaladas em benefício do desenvolvimento integrado e homogêneo da América Latina.
e) do comércio e da implantação de redes de transporte, que são instrumentos de fortalecimento do capital nacional frente ao estrangeiro.

8. (Uerj 2011) Falamos a todo momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa.

ALFRED SAUVY Adaptado de France-Observateur, 14/08/1952

Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de
1950, a expressão Terceiro Mundo.
No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da:
a) luta pela descolonização
b) expansão do comunismo
c) bipolaridade da Guerra Fria
d) política da Coexistência Pacífica


Na(s) questão (ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.


9. (Ufsc) Uma das mudanças recentes, que o mundo vem apresentando, é a formação de blocos econômicos ou de blocos regionais. Sobre eles, é CORRETO afirmar que
01) a União Européia surge, em 1993, com o tratado de Maastricht, criando um mercado consumidor de elevado poder aquisitivo.
02) o NAFTA (North American Free Trading Agreement) é composto por três países que apresentam o mesmo nível socioeconômico.
04) os países membros da União Européia tornaram-se autossuficientes, inexistindo, desta forma, necessidade de relações comerciais com outros países.
08) a Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) formou um imenso mercado internacional, em que despontam os Estados Unidos, o Japão e a China.
16) A expansão do comércio, que vem ocorrendo no Pacífico, é fruto do dinamismo do sudeste e leste asiáticos e da costa ocidental dos Estados Unidos.

(______________________)

GABARITO

1 – E
2 – VFFVV
3 – B
4 – A
5 – A
6 – A
7 – C
8 – C
9 – 01 + 08 + 16 = 25

Um comentário:

  1. Titanium App for Android (Latest Version) - TITanium-Art
    This app is the only device titanium solvent trap monocore that was designed with the where can i buy titanium trim highest performance PC. It is easy to titanium nail use and has the best gameplay and  Rating: 4.4 titanium flask · ‎6 titanium ingot votes

    ResponderExcluir